Bem-Vindo ao Pain Science in Motion 2017

fevereiro 2, 2017 - pesquisaemdor

No Comments

Meu nome é Mari Lundberg. Sou fisioterapeuta e, atualmente, combino a investigação clínica com o ensino no Karolinska Institutet, Estocolmo, Suécia.

Nesta primavera (Março) estaremos co-organizando a conferência Pain Science in Motion 2017 em estreita colaboração com o grupo The Pain in Motion (http://www.paininmotion.be/) e gostaríamos de convidá-los para participar (http: /ki.se/en/nvs/pain-science-in-motion-2017).

A dor é de fato um campo em movimento. O conhecimento sobre a dor tem crescido intensamente durante as duas últimas décadas. Este novo conhecimento levou a mudanças revolucionárias no gerenciamento da dor que mudou seu foco de redução da dor para o tratamento da dor. A ciência da dor por si mesmo está em movimento também. A metodologia de investigação tem que acompanhar o avanço no conhecimento sobre dor. Para capturar esse movimento científico precisamos de cientistas criativos, bem treinados em metodologia científica e grandes colaboradores.

Acho especialmente interessante convidá-los a Estocolmo, não só pela beleza que faz com que a cidade seja carinhosamente apelidada de “Beaty on Water” (A Beleza na Água), mas também por causa da sua “ligação simbólica com a história da ciência da dor”. Descartes, o homem que construiu os primeiros fundamentos da teoria da dor, veio visitar nossa rainha Kristina. Naquela época, grandes pensadores estavam prontos para cruzar os países para se reunirem e compartilhares suas ideias. A influência de Descartes na ciência da dor moderna ainda é grande, embora fortemente discutida. Tenho certeza de que em algumas discussões neste congresso irão seguir os caminhos a desse grande pensador

Em contraste com os tempos de Descartes, a colaboração é a chave para o sucesso na pesquisa de hoje. Esta conferência, portanto, baseia-se em várias palestras e sessões para que você possa encontrar futuros parceiros de colaboração e ouvir os pares mais experientes (conheça as sessões de especialistas) sobre seus caminhos de carreira. Como um estudante de PhD você deve também pode ter em mente que você tem algo trazer à sociedade – você tem seus pensamentos e ideias e são altamente valiosos. Nesta conferência você, juntamente com os doutorandos, os demais pesquisadores e os clínicos terá tempo e espaço para discutir suas ideias.

As boas ideias, no entanto, não são nada se elas não entram em prática e são testadas. A ciência é construída sobre uma metodologia rigorosa. A metodologia científica é o núcleo de nossos resultados. Se não usarmos um método suficientemente bom, nossos resultados são inúteis, não importa quão inovadora seja a ideia. Nesta conferência, portanto, vamos nos concentrar na metodologia da ciência, e vamos discuti-la juntos.

Uma história interessante sobre a visita de Descartes a Estocolmo foi que, ao visitar nossa rainha Kristina, ele pegou uma pneumonia e infelizmente faleceu. Eu prometo, que você não vai morrer de frio. Iremos fazer o nosso melhor para criar uma atmosfera calorosa onde poderemos mover a ciência da dor alguns passos adiante.

Bem-vindo ao Karolinska Institutet e a Estocolmo,

nyhet-mari

Mari Lundberg, PT, PhD.

Associate Professor

Research Group Leader for the Back in Motion Research Group

http://ki.se/en/people/malun

 

pesquisaemdor

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *